terça-feira, 15 de setembro de 2009

Atividade 2.9 A

Atividade 2.9 A - Vagueando pela Wikipédia

Iniciei fazendo o cadastro, confirmando os dados pelo email. Depois entrei novamente com senha e login. Como ainda não conheço os procedimentos entrei no café dos novatos, para saber como proceder.Agora vou falar um pouco da Wikipédia:

O Wikcionário é um dicionário de conteúdo aberto que está sendo desenvolvido com a ajuda de contribuidores de todas as partes do mundo. Ele é um wiki, o que significa que qualquer um pode editá-lo. O programa que gera a interface do Wikcionário é o MediaWiki.Assim como a Wikipédia, o Wikcionário é um projeto da fundação Wikimedia disponível em diversos idiomas. A versão em português do Wikcionário foi iniciada em maio de 2004 e conta atualmente com mais de 32.000 verbetes.Os textos do Wikcionário são cobertos pela Licença de Documentação Livre GNU (GFDL). Dessa forma, as contribuições são creditadas aos autores, enquanto a GFDL permite que o texto seja livremente distribuído e reproduzido (desde que algumas regras sejam respeitadas). O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo.A Wikipédia é a enciclopédia livre que todos podem editar. O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer,Google Chrome, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, Safari, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens. Este é o fator que distingue a Wikipédia de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa com o acesso à Internet pode modificar qualquer artigo, e cada leitor é potencial colaborador do projeto.
Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia, tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais, tais como Encarta e Encyclopædia Britannica, têm criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria e não com os fatos.
É bom saber que você pode interagir no ambiente da Wikipédia e do Wikicionário é muito interessante, foi para nós uma experiência concreta de viver a "globalização digital".

Nenhum comentário:

Postar um comentário