terça-feira, 15 de setembro de 2009

Atividade 3.6: Execução da atividade planejada

ATIVIDADE 3.6 - Execução da Atividade planejada

Faça uma (re)leitura da atividade anterior (sua e de outros cursistas).
Experimente colocar animações e outros recursos. Salve as alterações.
Convide um professor da escola para ser seu parceiro no desenvolvimento
dessa atividade.

• Como os alunos se envolvem? A maioria da turma se envolveu, já que sempre existem aqueles alunos que realmente não se concentram na aula.
• Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? Sim.
• A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos? Foi bastante clara.
• O que conseguem fazer e perceber? Conseguiram descrever o que é uma Fábula, reescreve-la em forma de quadrinhos e usar as ferramentas do computador.
• Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes? Alguns grupos não se concentram, e o fato de haverem apenas 5 computadores disponíveis.
• Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas? Algumas duplas criaram histórias muito diferente da original. E alguns alunos que se recusaram a realizar a atividade.
• De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da maquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho? Na maioria das vezes disputam o uso da máquina.
• As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras? A maioria , se preocupa com o seu trabalho, e nem se preocupam em ajudar aos colegas.
• Em quais duplas de alunos os objetivos planejados formam atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção? As duplas que são dos alunos mais concentrados e que tiram maiores notas, foram os que tiveram mais facilidade para realizar todas as tarefas. Aqueles alunos que alem da dificuldade de leitura e do comportamento agitado, em alguns casos nem conseguiram terminar todas as tarefas.
• Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos? Muita criatividade na construção dos quadrinhos.
• Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos? O grande número de fábulas pouco conhecidas.
• Como foi a condução da atividade pelo professor. Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos? Foi bem conduzida as atividades, mas a criação dos quadrinhos foi livre.
• Os equipamentos, funcionaram a contento? Sim.
• Os programas, funcionaram a contento? Sim.
• A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade? Sim
• A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou a nenhum? No inicio todos, mas aqueles que não gostam de estudar , logo largaram pra lá.
• O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática foi mais importante neste quesito? Para a maioria , o uso do computador.
• Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante? O grupo mais interessado ser mesclado com os alunos que não querem nada, poderia ajudar.
• Vocês ficaram satisfeitos com a atividade? Sim.
• Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos? Foi muito interessante porque foi diferente para eles.
• Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma? Acho que pode ser usada em qualquer série já alfabetizada e até com os alunos maiores, porque os quadrinhos seriam mais elaborados se fossem de alunos maiores.
• Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais intressante se envolvesse professores de outras disciplinas? Nas turmas até o 5º ano, geralmente é apenas uma professora. Nas séries maiores poderia ser usado temas diversificados a cada disciplina.

Conclusão: Foi muito gratificante o trabalho, tentarei criar mais atividades semelhantes. Porque envolveu grande parte da turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário