domingo, 30 de agosto de 2009

2.2 "Coisas importantes e significativas".

Navegar por Hipertextos
O hipertexto apresenta-se como blocos de texto, sendo possível observar dois modos de navegação: uma listagem dos diferentes sites disponíveis e um mapa das diferentes ligações possíveis entre esses esses blog/sites/páginas por meio de links. Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse. Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes de qualquer lugar do mundo. Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, derrubando as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. É importante indagar-se sobre a presença do hipertexto nas atividades escolares, particularmente no que se refere às práticas da leitura e da escrita, inclusive, que podemos tomar o hipertexto como um bom momento para rever a questão mais ampla do papel da escola no letramento e a função do computador no ensino. Pois, tal como observam o computador mudou nossa maneira de ler, construir e interpretar textos e mostrou que não há formas naturais de produção textual e leitura. Trata-se de um caso importante para se analisar como tecnologia e cultura interagem de forma sistemática e significativa para interferir nas práticas de escrita.
http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm
http://jornalismodigitalunesp.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário