terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atividade 4.1 - Identificação de mudanças

Essa atividade tem o objetivo de provocar reflexões sobre a possibilidade de mudanças no seu trabalho pedagógico. Dinâmica: divisão do grupo em 5 (cinco) subgrupos para a reflexão dos questionamentos: 1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? 2 - Será que haverá mudanças em nossa atuação docente? 3 - O que mudará na aprendizagem do aluno? 4 - Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte? 5 - Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos? Discussão nos subgrupos e no grande grupo. Leitura do Poema: "De mãos dadas", de Carlos Drummond de Andrade (disponível na Biblioteca Material do Professor) e a entrevista de Pedro Demo (Guia do Cursista). OBS: POSTAR ESTA ATIVIDADE NA BIBLIOTECA, MATERIAL DO ALUNO, TEMA ATIV 4.1 - SUBTEMA: IDENTIFICAÇÃO DE MUDANÇAS


Mãos Dadas (Carlos Drummond de Andrade)

Não serei o poeta de um mundo caduco.

Também não cantarei o mundo futuro.

Estou preso à vida e olho meus companheiros

Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.

Entre eles, considere a enorme realidade.

O presente é tão grande, não nos afastemos.

Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.



Não serei o cantor de uma mulher, de uma história.

não direi suspiros ao anoitecer, a paisagem vista na janela.

não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida.

não fugirei para ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,

a vida presente.


RESPOSTAS:

Atividade 1 – Unidade 4

1- Será que, usando computadores e internet nas atividades escolares, faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Espero que não. Os professores precisam se capacitar e formar grupos onde possam trocar experiências sobre quais os recursos disponíveis, para que criem atividades diferentes das que eram as de quadro e giz. Os professores deixam de usar alguns recursos tecnológicos por vários motivos: falta de domínio com o computador, tempo limitado, resistência às tecnologias etc.

2- Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
É necessário ter um professor qualificado no Lied, pois é ele quem dá suporte aos projetos. O técnico não tem qualificação. É preciso mostrar trabalho do OT, para que ele seja valorizado, pois muitos não tem idéia da sua importância. É importante postar os projetos do Lied no portal do professor, montar oficinas para capacitar os professores, pois a parte pedagógica é muito importante .


3- O que mudará na aprendizagem do aluno?
Vai melhorar muito o desempenho do aluno, já que informática é um assunto que eles gostam e que dominam mais até que os professores.

4- Que novos aspectos vão requerer maior atenção da nossa parte?
Acho que o importante é incentivar, capacitar e incentivar os professores a levarem seus alunos ao Lied.

5- Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Podemos criar projetos interdisciplinares, cada vez mais elaborados e dinâmicos, que estimule a curiosidade e a criatividade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário