terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atividade 4.5

Desenvolvimento dos projetos de trabalho
Nessa atividade você deverá elaborar um plano de aula para desenvolver
trabalhos com o uso das TIC. O plano de aula poderá ser elaborado
individualmente ou em grupo. Desenvolver o plano de aula e registrar no
fórum “Relato de projetos de trabalho”. Deve-se dar preferência a projetos
que propiciem o desenvolvimento das competências de leitura e escrita;
projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou
curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do
seu contexto ou tema de estudos da disciplina.
Após a conclusão do projeto, analisar o previsto e o realizado. Faça uma
síntese das atividades desenvolvidas, principais estratégias criadas,
atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos, as
tecnologias e mídias empregadas identificando a integração ao currículo
das disciplinas envolvidas. Inserir no fórum “Currículo desenvolvido na
ação”. Salvar o documento no seu Portifólio, atribuindo-lhe um nome que
facilite sua identificação da seguinte forma: ativ_5_seunome. Postar este
arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 4.5, subtema:
“Plano de aula”. Inserir o Plano de Aula no Portal do Professor.
Dica de leitura: A tecnologia é uma estratégia (Guia do Cursista).

Projeto

Tema : Oficina de Produção Textual

·Justificativa : O projeto foi criado a partir da constatação da dificuldade da turma do 5º ano da E M Condessa Pereira Carneiro na produção de texto.

·Público-alvo : Alunos do 5º ano da E M Condessa Pereira Carneiro, Deodoro, Rio de Janeiro

·Objetivo :
-Reconhecer significado contextual e o papel complementar de alguns elementos não-linguísticos para conferir significação aos textos (gestos, postura corporal, expressão facial, tom de voz, entonação);
- Inferir ao sentido implícito de uma palavra, expressão ou informação no texto, dando sentido conotativo;
- Identificar o portador do texto;
- Identificar as informações implícitas e explicitas no texto;
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.


·Metodologia
Será explorado durante as Oficinas de Língua Portuguesa - análise de Gêneros textuais e produção escrita, trabalhando os eixos: contextualização, leitura, oralidade, análise linguística e produção de texto, onde no primeiro momento será feita a leitura de diversos tipos de textos , em seguida simulação de três aulas explorando cada gênero textual, Onde cada dupla , utilizando um editor de texto criara o seu,escolhendo um gênero A culminância será uma produção e restruturação coletiva de texto ( separadas por gênero textual – narrativa ou poesia) com a utilização do Google Docs.
E em outra ocasião haverá a leitura de todos os textos produzidos para toda a comunidade escolar.

·Formas de avaliação
Os alunos serão avaliados pela participação nas aulas, pesquisa na internet, elaboração do hipertexto, comentários do grupo referente a pesquisa e apresentação no decorrer das aulas.

·Referências bibliográficas
http://www.slideshare.net/guest67b92/projeto-produo-de-textos-1150914

http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/160/31/

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/index2.asp

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/efi/lp_lingua-escrita_producao-de-textos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário