terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atividade 4.6 - Conceito de Currículo

Por ser de natureza polissêmica, este conceito é difícil de ser
compreendido, mesmo pelos professores que atuam diretamente na área da
educação.Vamos pensar sobre as questões abaixo: 1- O que é currículo? 2-
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 3-
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
4 - Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? Para respondermos
estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar
a leitura dos seguintes artigos: ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B.
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância –
SEED/MEC, 2008. PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e
implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias
na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
http://www.tvebrasil.com.br/salto Salve seu trabalho e poste na
Biblioteca, Material do Aluno: ativ-6-seunome, tema: Currículo, subtema:
Conceito de currículo.
Dica: Os arquivos indicados estão no CD-ROM.

1- O que é currículo?
O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que a aluna ou o aluno fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar.
Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.
No Brasil, não existe um currículo único nacional, porém, os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem, como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.
http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar

2-Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica.

3- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
O computador como mediador da aprendizagem é de fundamental importância para os alunos, porque além de ser uma nova forma de aprendizagem dá ao aluno uma certa autonomia e deverá ser utilizado para auxiliar na mudança do ensino, entrando nas escolas para alimentar o processo de ensino/aprendizagem, porém, para que se tenha um ensino/aprendizagem com sucesso é necessário que os professores tenham habilidades para tal,sabendo também utilizar sua metodologia de acordo com os recursos adequados

4- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Partindo de uma perspectiva construtivista-interacionista, criando projetos onde o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, e o aluno atue participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com este instrumento. Para a realização de ações pedagógicas significativas utilizando o computador como recursos é preciso que se invista na formação de professores. A tecnologia quando aliada a educação torna-se um fator fundamental para o processo de aprendizagem.

3 comentários:

  1. Paqrabéns, Regina, Seu blog está muito bom de se ler e de se ver tb...
    Falta bem pouquinho para encerrarmos nosso curso e seu trabalho final (o Blog) está praticamente pronto. Parabéns mesmo!!!!
    Bjus Deyse

    ResponderExcluir
  2. Oi Regina! Passei para agradecer a visita! Tem um selo pra você no Ferinhas! Selo BLOG FERA! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!Parabéns!!!!
    Fico muito feliz pela oportunidade de ter conhceido vc e seu trabalho um pouquinho mais. É inegável que com a segurança com que expõe o seu trabalho e seus projetos, o cuidado e o capricho que realizou suas atividades, a apresentação de seua projetos e a facilidade com que coloca as palavras referentes à Educação, revelam uma profissional bastante comprometida. Gostei muito deste uma parte de seu trabalho quando fala da dificuldade que os profissionais da Educação encontram em conceituar currículo. Na verdade me parece uma dificuldade que reflete exatamente a realidade dos que tem o desenvolvimento de seu trabalho permeado por algum tipo de insegurança, de medo de transformar, de medo de encarar o dinâmica e se achar menos poderoso, não querer compartilhar, dividir, somar, não querer criar parcerias e multiplicar o conhecimento. O comprometimento é muito mais do um simples e distante currículo que tem como um dos conceitos o aspecto conteudista do processo. Conceituar currículo é na verdade uma ação que com certeza, vai gerar uma reação muito positiva e que vc, me parece soube, sabe e saberá fazer muito bem.Até porque eu, vc, os nossos colegas de trabalho e os alunos sabem que existem professores e professores. Obrigada pela sua participação no Curso de TICs - 100h e tendo a certeza de que todas nós ganhamos muito com a sua presença. Uma vez mais, parabéns!!

    Deyse - NTE - Nilópolis.

    ResponderExcluir